Projeto quer recuperar bacia do São Lourenço/MT

Recuperar áreas degradadas da Bacia do Alto São Lourenço por meio da recomposição de matas ciliares, limpeza de rios e córregos assoreados e despoluição do rio São Lourenço.

Esta é a proposta do projeto elaborado pelo ex-secretário de Estado Guaraci José de Almeida (falecido em 11 de agosto), quando estava à frente do escritório regional da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em Mato Grosso.

Orçado em R$ 3 milhões, o projeto será feito em parcerias com o Governo do Estado do MAto Grosso, a Fundação Uniselva, da UFTM – Universidade Federal de Mato Grosso e prefeituras da região sul de Mato Grosso, com recursos da Petrobras. O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira, será o interlocutor do Governo para acompanhar as obras de recuperação. O calendário de ações do projeto começarão a ser definidas após o fim das eleições para prefeito em Cuiabá (MT).

O rio São Lourenço é um dos principais tributrários do rio Paraguai, que integra a bacia do Prata, a segunda maior bacia da América do Sul, formada pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai que juntos drenam uma área correspondente a 10,5% do território brasileiro, com 3,2 milhões de km².

Das cabeceiras até a foz, atravessa quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. No Brasil, abrange os Estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (EstaçãoVida.org)