Tartaruga marcada há 22 anos volta a praia de Regência/ES para desova

Por essa nem o Projeto TAMAR esperava. Após 22 anos de marcada, uma tartaruga retornou à praia de Regência, na Reserva Biológica de Comboios, no litoral norte do Espírito Santo, para desovar.

Essa foi a nona aparição registrada desse animal desde 1982, quando se iniciaram os trabalhos de proteção destas espécies. A variação de distância do local entre a primeira e última desova, ocorrida nesse ano, não ultrapassou a marca média de 8 KM.

Um outro fato interessante observado pelos técnicos da Base de Comboios foi a durabilidade das marcas implantadas nas tartarugas: até 12 anos. Feitas em liga de monel, tipo de aço-inox, elas resistem bem as salinidade da água do mar e não prejudicam a saúde dos bichos.

O Projeto TAMAR-IBAMA é co-executado pela Fundação Pró-Tamar, tem patrocínio nacional da Petrobrás e parcerias com diversas instituições. No Espírito Santo, onde mantém sete bases e gera serviços e renda para aproximadamente 400 pessoas, os parceiros são as prefeituras de São Mateus, Linhares, Serra e Anchieta, a Marinha do Brasil, a CST, a Samarco, a FAESA, a UVV, o Laboratório Marcos Daniel e Móveis Rimo.(Tamar)