Pesquisa analisa a comercialização de produtos orgânicos em Santa Catarina

O Instituto Cepa/SC lança mais uma pesquisa sobre agricultura orgânica. O “Estudo da Dinâmica da Comercialização de Produtos Orgânicos em Santa Catarina” (184 págs.) analisa os canais e estratégias de vendas mais utilizados pelos produtores orgânicos das regiões Oeste, Sul e Norte, que concentram mais de 70% do total de agricultores ecológicos do estado.

A pesquisa, financiada pela Secretaria de Agricultura e Política Rural–SAR, por meio do Fundo Rotativo de Estímulo à Pesquisa Agrícola (FEPA), foi realizada em 86 estabelecimentos comerciais de 45 municípios, entre feiras, pequenos comércios e supermercados que vendem produtos orgânicos. Entre os resultados, observou-se que o nível de satisfação de produtores e comerciantes é alto e há interesse em continuar a investir no segmento, apesar de dificuldades como falta de regularidade da oferta, pouca diversidade dos produtos e excesso de perdas na prateleira.

Quanto à administração do negócio de orgânicos, os gerentes de supermercado apontam como maior problema a dificuldade em comprar produtos, mesma queixa dos pequenos varejistas, junto com a falta de capital de giro. Os feirantes declaram falta de recursos para investir, falta de capital de giro e mão-de-obra qualificada para expandir os negócios.

De outro lado, as associações de produtores reclamam da falta de mão-de-obra devido à migração dos jovens; da produção insuficiente para atender a demanda e de problemas para acessar mercados distantes (inclusive exportação), por falta de capital de giro.

Para o coordenador da pesquisa, economista Paulo Zoldan, esse mercado tem características próprias. “As feiras e pequenos varejos são agentes estratégicos e precisam de ações e apoio que considerem sua importância e necessidades”.

Pode ser feito download do texto integral no site www.icepa.com.br, na seção Publicações. (Acom Icepa)