O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do Ibama, em Campo Grande (MS), recebeu nesta terça-feira (28), 32 papagaios-verdadeiros e 4 tucanos-tocos que serão reintroduzidos à fauna local.
As aves foram apreendidas na madrugada do último dia 3 em Parapuã (SP), na região próxima ao Ibama de Assis, durante uma blitz da polícia rodoviária para detectar cargas roubadas.
Segundo a gerente executiva do Ibama em Bauru, Lélia Lourenco Pinto, os animais, que foram encontrados sob poder de um traficante preso 18 vezes pelo mesmo crime, ficaram cerca de 20 dias no zoológico de Bauru, um dos mais conceituados de São Paulo. “Chegaram ao zoológico 46 papagaios e quatro tucanos muito debilitados e em situação precária. O Ibama, em parceria com o zoológico de Bauru, forneceu toda a alimentação e medicamento adequados”, afirma. Deste total, 14 papagaios não resistiram aos ferimentos e morreram.
Os animais levados ao Mato Grosso do Sul ficarão um período em processo de readaptação, recebendo alimentação, tratamento veterinário e acompanhamento de biólogos do centro. “Eles ficarão em quarentena para exames e não serão soltos agora porque a oferta de frutas na natureza é escassa nessa época e os animais poderão passar fome”, conta a zootecnista do CRAS Lísia Costa. De acordo com ela, as aves serão úteis para pesquisas de veterinários do centro na área de alimentação.(Fernanda Muylaert/ Ibama-Sede)