O jornal tailandês Bangkok Post diz que os danos causados aos corais e as mudanças nas camadas de areia como resultado do tsunami que atingiu o sul da Ásia no fim de semana aumentaram as preocupações dos pescadores tailandeses sobre a biodiversidade marinha. Segundo eles, após o acidente, as águas do país podem não ser mais uma fonte natural para certas espécies.
Para Songsang Patavanich, presidente da Associação Tailandesa de Pesca para Exportação, a indústria pesqueira do país deveria levar em conta essas possíveis mudanças e reajustar suas estratégias. “O acidente vai inevitavelmente diminuir os nutrientes da água para animais marinhos. Alguns peixes podem migrar para outros ambientes ou até mesmo desaparecerão das águas tailandesas”, disse ele ao jornal.
Já o jornal Utusan Malaysia, da Malásia, disse em editorial que os moradores da região costeira “deveriam ter sido treinados” para esse tipo de catástrofe. “O mundo agora tem a sofisticação tecnológica e científica para enfrentar qualquer crise. Essa sofisticação deve ser usada para lidar com esse tipo de desastre.” (BBC Brasil)