O Canadá anunciou nesta terça-feira (11) o surgimento do terceiro caso de vaca louca detectado no país. O anúncio foi feito pela agência canadense de inspeção de alimentos.Pela primeira vez, o animal nasceu depois de 1997 – em março de 1998 -, quando proibiu-se a alimentação do gado com ração de origem animal, umas das principais medidas tomadas para prevenção da doença.
No início deste ano, autoridades do governo canadense afirmaram ter encontrado o segundo caso do mal da vaca louca – encefalopatia espongiforme bovina (ou BSE, na sigla em inglês) – no país.
O primeiro caso foi detectado em maio de 2003 e fez com que países do mundo inteiro suspendessem as importações de carne bovina canadense, o que custou bilhões de dólares aos produtores do país.
As autoridades americanas haviam concordado em permitir a entrada de vacas canadenses nos Estados Unidos a partir de março – pela primeira vez desde o caso de 2003. A vaca infectada foi detectada em um rebanho na província de Alberta, oeste do país. (Folha Online)