A seca e a estiagem fizeram o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul chegar nesta quinta-feira (13) a 132 – no dia anterior, eram 117. Na região Nordeste, o problema também se agravou. Já decretaram situação de emergência 400 municípios em todo o país.
No Rio Grande do Norte, o número subiu de 20 para 27. No Piauí, estado em pior situação no Nordeste, dois dos 66 municípios em situação de emergência devem decretar situação de calamidade pública devido à gravidade da situação.
O Ministério da Integração Nacional ainda não reconheceu nenhum decreto de situação de emergência feito pelas prefeituras. Segundo o próprio ministério, o reconhecimento é exigência legal para o governo federal prestar socorro às vítimas de desastres. O órgão também não se pronunciou sobre o envio de recursos para as regiões atingidas.
Outros 42 municípios de Pernambuco tiveram seus decretos vencidos no dia 31 de dezembro do ano passado, embora a situação de estiagem no estado não tenha melhorado. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), essas localidades permanecem sofrendo com a seca.
Na Paraíba, além de 61 municípios em situação de emergência, 12 estão em situação de calamidade pública.
E no Ceará, os moradores da zona rural de 22 municípios, que sofrem problema de abastecimento de água, esperam que se confirme a previsão de chuva para o fim de semana, como foi informado pela defesa civil estadual.(Gazeta do Povo)