Alemanha e Indonésia criarão sistema de alerta de tsunamis

A Indonésia e a Alemanha assinaram nesta segunda-feira (14) em Jacarta um acordo para a instalação de um sistema de alarme de tsunami no oceano Índico, indicaram fontes oficiais.

A instalação do sistema de alarme, que custará cerca de 60 milhões de dólares, começará em outubro e terá sensores que transmitirão informações sobre maremotos e ondas gigantes aos centros de vigilância por satélite.

“Comemoro o fato de que a Indonésia ter selecionado o conceito de alarme de tsunami desenhado pelo governo alemão com a mais moderna tecnologia”, declarou em Jacarta o ministro de pesquisas alemão, Edelgard Bulmanh.

O sistema de alarme vai se situar no arquipélago indonésio, embora forneça informações aos países do Índico. Após fazer várias reuniões, os países banhados pelo Índico não conseguiram alcançar um acordo sobre a criação de um sistema comum de alarme de tsunami e optaram por criar cada um o seu.

As ondas gigantes provocadas pelo maremoto de 9 graus na escala Richter ocorrido em 26 de dezembro de 2004 afetaram uma dúzia de nações e deixaram 300.000 mortos e desaparecidos. (Terra.com)