Japão fará alertas contra tsunamis a seis nações do Pacífico

O Japão fornecerá informações e alertas contra tsunamis a seis países no Noroeste do Pacífico a partir desta segunda-feira (28), três meses depois que um maremoto no Oceano Índico mostrou a importância de tais sistemas de alerta.

Cerca de 300 mil pessoas morreram na região do Pacífico por causa de ondas gigantescas, provocadas por um terremoto de 9 graus na escala Richter em 26 de dezembro de 2004. A tragédia mostrou a importância de sistemas de alerta internacionais para tsunamis e outros desastres naturais.

A Agência Meteorológica do Japão fornecerá informações relacionadas a tsunamis para a Rússia, a Coréia do Sul, a China, as Filipinas, a Indonésia e Papua Nova Guiné se um terremoto medindo ao menos 6,5 graus de intensidade for registrado na parte Noroeste do Oceano Pacífico.

“Isso vai fornecer uma referência para reforçar as medidas contra desastres e terá a vantagem de diminuir os danos provocados por tsunamis”, disse Akira Nagai, vice-diretor da divisão de observação de tsunamis e terremotos da agência.

A agência vai medir o risco de tsunamis depois de terremotos fortes e estimar quando eles podem atingir um número de pontos pré-determinados em áreas tais como a costa Leste das Filipinas e a costa Norte da Indonésia. O sistema também vai estimar a força das tsunamis. (Globo.com)