Águas do Pacífico sofrem aumento significativo de temperatura

A temperatura das águas na superfície da zona central do oceano Pacífico registra um aumento significativo que poderia se manter nos próximos meses, mas existem poucas probabilidades de aparição do fenômeno El Niño. É o que revelou nesta quarta-feira (20) a OMM – Organização Meteorológica Mundial, segundo a qual “embora nos próximos meses seja improvável uma evolução rápida para o El Niño ou La Niña, esta época do ano é favorável para transformações súbitas” do clima.

Segundo o organismo especializado da ONU – Organização das Nações Unidas, a temperatura na superfície marinha no centro do Pacífico equatorial registrou nos últimos meses de 2004 e primeiros de 2005 uma “anomalia positiva de 1 grau centígrado” acima do habitual.

O fenômeno El Niño se caracteriza por um aumento anormal da temperatura da superfície do Pacífico equatorial de 4 a 5 graus centígrados, o que origina prolongadas e intensas chuvas que afetam principalmente áreas costeiras de alguns países da América do Sul e da zona austral e asiática.

Os especialistas da OMM informam em comunicado que as projeções efetuadas com base em modelos e a opinião de especialistas mostram que “as condições atuais no Pacífico são essencialmente neutras” pelo fato de que até agora a variação da temperatura foi baixa. No entanto, não descartam totalmente que nos próximos meses haja um reaquecimento adicional.

Mas concluem que nas condições atuais “é difícil prever se esse reaquecimento será suficiente para provocar o El Niño”. Os meteorologistas da OMM destacam também que “é improvável o desenvolvimento de um episódio La Niña”, um fenômeno contrário ao El Niño. (Agência EFE/ Terra.com)