O Ministério do Meio Ambiente repassará esta semana recursos no valor de R$ 207 mil para construção do processo de gestão ambiental rural em sete municípios da região centro-sul do estado do Pará, na área da rodovia BR-163. A iniciativa é resultado de acordo de cooperação entre o Programa Gestar, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do MMA, e a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, articulado com o Fórum dos Movimentos Socias da BR-163, num consórcio formado pela Fundação Viver Produzir e Preservar, Ipam e Fetagri-Bam.
Os recursos serão utilizados para organização de seminário de implantação do programa e início dos estudos de avaliação ambiental integrada, que dará base para construção do plano de gestão ambiental rural na área. As cidades abrangidas pelo programa são: Castelo dos Sonhos (região de Altamira), Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis e Trairão.
O Gestar – Projeto de Gestão Ambiental Rural tem por objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável com foco na qualidade ambiental e de vida das populações rurais. Fazendo parte da prioridade das ações na região do entorno da rodovia BR-163, o programa tem instalado pólos de atuação em três regiões importantes: o Gestar Portal da Amazônia/MT (região norte do MT), o Gestar BR-163/PA e o Gestar Baixo Amazonas.
No território Portal da Amazônia (15 municípios – região fronteriça com o Pará), o projeto já contratou parceiro e irá implantar as ações na região. Também participou da formação do Conselho Territorial para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, articulado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que será um importante fórum de discussões das prioridades regionais em relação ao desenvolvimento sustentável. Ainda como uma ação importante do Gestar neste pólo, está sendo desenvolvido um Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite que será vital para o desenvolvimento sustentável deste segmento na região.
No Baixo Amazonas, a área de atuação do projeto são nos municípios de Aveiro, Belterra, Juruti e Santarém. A decisão foi tomada durante o Seminário de Construção do Pólo do Gestar na região, realizado em março. Também está prevista a implantação de mais um pólo no Baixo Amazonas, envolvendo outros oito municípios da região do Pará. (Gerusa Barbosa/ MMA)