Segundo o diretor do Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade do MMA, Paulo Kageyama, os países devem seguir as recomendações que reconhecem os conhecimentos tradicionais, como os de povos indígenas, e coíbem a biopirataria.
O Conselho Indigenista Missionário lançou nesta quarta-feira (31), o relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, com dados sobre violência entre os anos de 2003 a 2005.
Segundo o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, a violência constatada pelo Cimi, no estado do Mato Grosso do Sul faz parte, na verdade, de “conflitos de recuperação territorial”.
Para a antropóloga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Lúcia Helena Rangel a falta de espaço tem levado as pessoas às favelas nas áreas urbanas, e aos cortiços nas áreas indígenas.
Segundo especialistas sanitários reunidos em uma conferência em Roma, focos de gripe aviária podem estar sendo mal reportados na Indonésia e na China, e o vírus poderia estar mais disseminado na África do que as autoridades sabem.