Poluição sonora é tema da Semana do Meio Ambiente em Vitória da Conquista/BA

A Poluição Sonora é um dos assuntos em destaque na programação que o Escritório do Ibama – Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Vitória da Conquista, na Bahia, elaborou para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que terá seu ponto alto dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Comum à maioria das cidades brasileiras, o problema da poluição sonora é grave. Pessoas expostas continuamente a níveis de barulho (ruído) acima de 50 decibéis podem sofrer de uma série de problemas de saúde, como a perda progressiva de audição, estresse em todo o sistema circulatório, respiratório e digestivo, dores de cabeça, cansaço e elevação da pressão arterial. O barulho pode interferir no aprendizado de crianças e até mesmo afetar uma criança antes de nascer.

O chefe do Escritório Regional do Ibama em Vitória da Conquista, José Carlos Barreiros, diz que o órgão vai conjugar esforços com outras instituições, como a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, para iniciar uma campanha de combate a poluição sonora na região, causada, principalmente, pelos carros volantes e veículos particulares, equipados com sistemas de som potentíssimos que atingem níveis de decibéis muito acima do suportável pela audição humana.“Há concursos em praça pública entre os proprietários desses veículos para eleger os sons mais altos”, afirma Barreiros.

A campanha de conscientização deflagrada pelo Ibama e seus parceiros de programação, terá início no dia 03 de junho ás 19h nas dependências do Colégio Opção, com uma palestra proferida pelo especialista da Fundação José Silveira, José Roberto Reuter, que esclarecerá a população sobre os malefícios causados pela poluição sonora a saúde humana. Este tema também fará parte da exposição que o Ibama promoverá, na praça principal da cidade, no dia 05 de Junho, dia Mundial do Meio Ambiente.

Nessa data, o Ibama em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, fará uma programação sócio-educativa na praça popularmente conhecida como “Bosque da Paquera”. Ali serão armados vários stands com exposição de temática ambiental, como Carvão Vegetal, preservação dos Biomas Caatinga e Cerrado, ações do Ibama na região, entre outros.

Segundo José Carlos Barreiros, a programação se estenderá por todo o mês de junho. Várias palestras estão agendadas em municípios e localidades da jurisdição do Escritório de Vitória da Conquista, a exemplo de Anajé e Itambé, onde os técnicos do Órgão desenvolverão temas como “A importância
da preservação das Matas Ciliares” e “Desmatamento nas Áreas de Preservação Permanente”.

No dia 12 de junho, o Ibama promove junto com a ONG Cachorro do Mato, a 2ª Volta Ciclística Ecológica de Vitória da Conquista. “Esperamos repetir o mesmo sucesso desse evento no ano passado, quando reunimos centenas de ciclistas nesse passeio ecológico”, anseia Barreiros. (Carlos Humberto Garcia/
Ibama)