Ibama realiza estudos finais para criação de resex na Terra do Meio/PA

Uma grande expedição vai complementar as pesquisas realizadas pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para a criação de duas Resex – Reservas extrativistas na região da Terra do Meio no Pará. As unidades de conservação serão criadas entre os rios Xingu e Iriri, no município de Altamira e terão aproximadamente 600 mil hectares. Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Funai – Fundação Nacional do Índio, Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, defensoria Pública e o Balcão de Direitos do Pará, são alguns dos parceiros no projeto. Os trabalhos serão iniciados dia 4 de julho com encerramento previsto para o dia 30 do mesmo mês.

As áreas propostas para a criação das unidades de conservação possuem uma grande diversidade biológica e apesar da alta importância para a conservação e utilização sustentável são consideradas áreas não suficientemente conhecidas. Na terra do meio tem ocorrido uma forte expansão da frente de exploração de madeira e pecuária extensiva. Como resultado ocorre aumento significativo dos índices de desmatamento e a ameaça as populações tradicionais residentes na região.

Além da caracterização socioeconômica e do cadastramento das populações que é atribuição do Ibama a ação integrada visa o atendimento médico e jurídico através da Defensoria Pública e o Balcão de Direito do estado do Pará que farão certidões de nascimento, carteira de identidade e outros registros. Os recursos para a realização dos trabalhos são originários do Arpa – Áreas Protegidas da Amazônia que é um programa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com outras instituições e nesta etapa conta também com o apoio do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal da Amazônia Brasileira.

O Centro Nacional de Populações Tradicionais é responsável pelos trabalhos de campo para a criação das reservas. Cada nova unidade de conservação criada é sempre uma grande notícia a ser comemorada. A reserva extrativista tem o objetivo de assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais protegendo o meio de vida e a cultura da população local. “Qualidade de vida tem relação direta com o uso sustentável dos recursos naturais, as resex possibilitam a construção de alternativas eficazes de desenvolvimento”, declara Fernando Siqueira coordenador da expedição. (Janete Porto/ Ibama)