Fiscais do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em ação conjunta com a Polícia Federal de Presidente Epitácio (SP) e o Instituto Florestal, realizaram, entre os dias 27 e 29 de junho, uma operação especial para diagnosticar os impactos ambientais na Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, e no Parque Estadual Morro do Diabo, e monitorar pontos de pesca predatória e de caça nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.
Denominada Operação Pontal, a ação de fiscalização contou com o apoio do Núcleo de Operações Aéreas do instituto. Com os resultados obtidos por meio do levantamento aéreo realizado será elaborado um relatório com os principais impactos e áreas críticas situadas dentro e no entorno das unidades de conservação e nas bacias hidrográficas. O relatório norteará futuras ações de proteção, fiscalização e licenciamento na região.
Ao final da operação, foram apreendidos 20 redes de malhar, totalizando 1,1 quilômetro, 23 quilos de peixe das espécies corvina, piau, mandi, cascudo e campineira, e 40 quilos de carne de capivara. (Ibama)