Tempestades tropicais ameaçam América Central e EUA

Duas tempestades tropicais (uma delas com possibilidade de se tornar um furacão) ameaçam regiões das Estados Unidos e da América Central. A tempestade Dennis, que ganha força, já está perto do Caribe. Já a tempestade Cindy atingiu os Estados de Louisiana e Mississipi, provocando alagamentos em várias cidades dos EUA.

Devido a seus fortes ventos, que chegam a 100 km/h, a tempestade Dennis pode se transformar (ainda na noite desta quarta-feira, 06) em um furacão, e provocar fortes chuvas no Haiti e na República Dominicana. Uma zona montanhosa na Jamaica, onde há concentração de produtores de café, também poderá ser atingida, segundo o Centro de Furacões de Miami.

Caso se transforme em furacão, os ventos do Dennis podem atingir o Haiti com ventos de até 118 km/. Na madrugada desta quarta-feira, a tempestade – que se move a 26 km/h – estava a 410 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe.

Alertas sobre a possibilidade de furacões foram postados nesta quarta-feira no sudeste da Jamaica e do Haiti. O centro meteorológico AccuWeather emitiu um comunicado afirmando que, após passar pela América Central, o furacão pode atingir os Estados americanos da Flórida e do Alabama, e poderá apresentar ventos entre 154 km/h e 210 km/h.

Cindy – A tempestade Cindy atingiu o Estado da Louisiana (sul dos EUA) na madrugada de terça-feira (5), e registrou ventos de 110 km/h, que derrubaram postes de eletricidade e árvores nas ruas de Nova Orleans (capital do Estado), onde donos de estabelecimentos comerciais providenciaram barricadas nas portas, utilizando sacos de areia, para evitar a invasão da água das enchentes. Cerca de 250 mil pessoas ficaram sem eletricidade na região. O serviço deve ser restaurado apenas nesta quinta-feira (7). (Folha Online)