O Ministério da Saúde vai começar a entregar, em agosto, o Selo Hospital Amigo do Índio. O selo será dado aos estabelecimentos que fazem parte do SUS – Sistema Único de Saúde e oferecem atendimento adequado aos índios, respeitando suas características culturais.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa vai garantir mais que uma melhoria no tratamento dos indígenas. “Essa certificação vai contribuir, inclusive, para a definição do valor do incentivo que o Ministério da Saúde repassa para cada um dos hospitais, que oferecem esse atendimento”, explicou Padilha.
Os hospitais interessados em receber o selo devem estar cientes dos critérios de seleção estabelecidos pela Funasa e publicados no Diário Oficial do dia 4 deste mês. Em seguida, devem encaminhar uma solicitação de visita para o Comitê de Certificação e Avaliação do Selo Hospital Amigo do Índio, que fará a avaliação do hospital, além de fazer o acompanhamento do período de validade do certificado.
O Brasil tem hoje cerca de 360 hospitais que atendem povos indígenas, mas que ainda não foram avaliados pelo comitê. A população indígena e a sociedade, em geral, poderão se informar sobre os hospitais que receberem o selo por meio dos conselhos estaduais, distritais e municipais de saúde. (Priscila Rangel/ Agência Brasil)