O Parque Nacional do Caparaó está cadastrando todas as Prefeituras do entorno para disponibilizar informações sobre os focos de incêndios na região. Com o novo Sistema de Alerta de Incêndios será possível prevenir e controlar as queimadas e incêndios florestais.
Os técnicos do parque vão monitorar diariamente a região por meio do site do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisa Espacial e de um satélite da NASA – Agência Nacional Espacial Americana. Com isso as prefeituras e qualquer cidadão interessado receberão boletins, com regularidade opcional, sobre as áreas de maior aquecimento.
O objetivo é melhorar o combate aos incêndios na zona de amortecimento do parque, que equivale a 10 KM do entorno, levando em conta a parceria com cerca de 14 prefeituras.
Com o novo sistema também será possível disponibilizar essas informações no SIG – Sistema de Informações Geográficas (SIG), que está sendo implementado no Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de Minas Gerais. O SIG possibilita mapear, localizar e produzir dados estatísticos através de cruzamento de informações topográficas, hidrográficas, rodoviárias, dentre outras.
O Parque Nacional do Caparaó localiza-se na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo e possui 31.800 hectares. Em 2004 os incêndios florestais atingiram três ha dentro do parque e 37 ha no entorno. A brigada de combate a incêndios do parque já foi capacitada e contratada e possui 21 brigadistas. (Juliana Minardi/
Ibama)