Embrapa apresenta nova variedade de mamona a produtores pernambucanos

Técnicos da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apresentaram nesta sexta-feira (5) a produtores rurais de Petrolina, no sertão de Pernambuco, uma nova semente de mamona, durante evento na sede da instituição. A variedade, denominada Paraguaçu, que tem características superiores às cultivares comerciais existentes no mercado, já foi testada em Pernambuco, Paraíba e Bahia.

De acordo com o agrônomo, José Alves de Freitas, responsável pelos campos de produção, as safras da Paraguaçu têm potencial de colheita de 1.500 a 2.500 quilos por hectare, em condições de sequeiro, ou seja, com, poucas chuvas. Ele disse que, no esquema de plantio irrigado, a safra de mamona pode atingir entre cinco mil e oito mil quilos por hectare cultivado.

Freitas destacou que a nova variedade de semente vai contribuir para o Programa Nacional do Biodiesel do Ministério de Minas e Energia, já que também tem teor de óleo estimado em 48%.

Dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento indicam que a produção nacional de mamona, que vem sendo incentivada pelo governo federal, deve crescer 40% na safra 2004/2005. O óleo extraído do vegetal é usado como combustível, componente de produtos de limpeza, vermífugo, na indústria cosmética e na medicina, para fabricação de próteses. (Márcia Wonghon/ Agência Brasil)