O Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul- CEPSUL do Ibama sediará de 9 a 11 de agosto, em Itajaí (SC), a Reunião de Ordenamento/Licenciamento da Malacocultura nas regiões sudeste e sul do Brasil. A malacocultura consiste no cultivo de moluscos bivalves, ou seja, que possuem duas conchas, como, por exemplo, ostras e mariscos.
A reunião será aberta ao público e não haverá taxa de inscrição. Serão discutidas as normas em vigor que regulam a atividade, revisando-as para melhor atender às necessidades atuais. É importante que as pessoas envolvidas com a atividade na região compareçam e participem desta discussão, pois serão considerados dados de pesquisas, fiscalização e experiências do setor produtivo.
Ao longo dos últimos anos, a atividade de maricultura cresceu muito na região, pois este recurso tem apresentado um excelente potencial, principalmente no caso de mariscos e ostras. No entanto, o debate acerca da regulamentação da atividade é fundamental para se estabelecer meios de adequar a atividade às questões de ordem ambiental, econômica e social.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (47) 348-6058
(Fonte: Ibama/Cepsul)