Especialistas farão vistorias nos zoológicos de Goiás no período de 14 a 20 de agosto, como parte da Operação Zôo Legal que o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis realiza em todo o País. O objetivo é avaliar a situação dos zoológicos em relação à legislação em vigor. O trabalho terá um caráter técnico e não punitivo, com vistas a corrigir quaisquer irregularidades que impeçam o bom funcionamento dos zoológicos).
O Ibama em Goiás está representado nesse trabalho pelo Analista Ambiental e chefe do Núcleo de Fauna, Ivaldo Moreira de Carvalho. Participam, ainda, Larissa Moura Diehl, da Diretoria de Fauna do Ibama/sede, Marcelo da Silva Gomes, da SZB – Sociedade Brasileira de Zoológicos e Rebecca Martins Cardoso, da ONG NEX – Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção, ambos de Brasília.
Os técnicos vistoriaram na segunda-feira (15) o zoológico de Goiânia, na quarta-feira (17) o Bioparque Jaó e nos dias 18 e 19, irão ao Zoológico Zôo Safári Thermas Park, localizado na cidade de Rio Verde, em Goiás. Os problemas detectados pelos técnicos serão descritos em um relatório de vistoria padronizado nacionalmente. A análise será feita por uma comissão de especialistas que também farão o diagnóstico da situação. As orientações serão dadas pela Gerência Executiva do Ibama em Goiás ou se for o caso, pela Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros.
Até agora, os técnicos fizeram o levantamento do plantel do zoológico, avaliação das condições das espécies que estão alojadas, alimentação, corpo técnico e aspectos físicos. (Tânia Mara/ Ibama)