Operação Móvel no Piauí apreendeu 68 caminhões de madeira

O Ibama no Piauí fechou o relatório da Operação Móvel realizada durante o mês de agosto. Foram 68 caminhões de madeira apreendidos. Um volume de 1.102 metros cúbicos de madeira e R$640 mil em multas aplicadas.

Os motoristas que transportavam a madeira ilegal foram relacionados no processo como envolvidos em crime ambiental e vão responder na esfera criminal. O Ibama do Piauí ministrou na terça-feira (30) um mini curso de identificação de ATPFs – Autorização de Transporte de Produtos Florestais falsas para peritos da Polícia Rodoviária Federal e Policiais Federais e vai solicitar, também, o apoio do Exército como fiel depositário dos produtos das apreensões.

Além desses parceiros o Ibama está contando com a ajuda da Secretaria da Fazenda e Polícia Ambiental do estado, já que a operação vai se estender por tempo indeterminado. O coordenador de fiscalização do Ibama/PI, Ivan Cruz, acredita que já está havendo um refluxo na atividade criminosa “.

De acordo com Romildo Mafra, gerente executivo do Ibama, com a pressão da fiscalização no Pará e Maranhão, os motoristas estão usando o Piauí como rota para a madeira traficada com destino ao sudeste. Mafra pretende propor uma operação conjunta com as gerências executivas destes dois estados. Segundo disse, “na tentativa de juntos ampliarmos o poder de combate”. (Janete Porto/ Ibama)