O gerente executivo do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Distrito Federal, Francisco Palhares, participou na quinta-feira (08), no Palácio do Buriti, da solenidade de assinatura de um Protocolo de Intenções entre os governos do Distrito Federal e do Estado de Goiás, para elaboração de um Termo de Cooperação Técnica, visando preservar a qualidade da água do futuro Lago Corumbá IV, que abastecerá o DF e Entorno pelos próximos 100 anos.
O protocolo, batizado de projeto Nascentes do Corumbá, abrange uma série de ações conjuntas para reduzir o assoreamento dos cursos d’água, além de impedir o lançamento inadequado de águas pluviais, lixo urbano e esgotos não tratados no Lago. O projeto envolve o Ibama/DF, Administrações Regionais, Prefeituras Municipais do Entorno, Universidades Católica e de Brasília, WWF, entre outros.
Após assinar o documento, o Gerente Executivo do Ibama afirmou, em seu discurso: “Estamos transformando o Entorno do Distrito Federal num espelho para o restante do Brasil, no que toca a uma nova postura de cooperação entre diferentes níveis de governo para a conservação do meio ambiente, especialmente, dos recursos hídricos dessa região”.As áreas alvo das ações ambientais incluem cursos d’água das Bacias do Descoberto, do Alagado, e do Santa Maria, além do Córrego Paiva.
Uma vez assinado o Termo de Cooperação Técnica, será possível repassar aos órgãos e instituições envolvidos os resultados do levantamento dos problemas sanitários e ambientais para que, por meio de atuação conjunta preventiva, se possa buscar soluções definitivas. (Ibama)