Cerca de 340 grupos de defesa do meio ambiente reivindicaram dos signatários do Protocolo de Kyoto, na quarta-feira (21), que fixem um calendário para dar continuidade à redução das emissões de gases causadores do “efeito estufa” depois de 2012.
Reunidas na Rede de Ação Climática (CAN, ou Climate Action Network), essas organizações convidaram a comunidade internacional a mostrar “ambição e determinação” na Conferência da ONU sobre Mudança Climática, prevista para ocorrer de 28 de novembro a 9 de dezembro, em Montreal. No evento, deverá se decidir sobre o futuro do Protocolo de Kyoto, após o término do prazo acordado, em 2012.
O Protocolo de Kyoto, o qual os Estados Unidos se negam a assinar, aponta para uma redução global até 2012 de 5,2% das emissões de gases causadores do efeito estufa (um dos responsáveis pelas mudanças climáticas) em relação aos níveis de 1990. O compromisso histórico foi aprovado pela comunidade internacional em 11 de dezembro de 1997.
O apelo da CAN foi feito em uma coletiva de imprensa, em Ottawa, na véspera de uma reunião de ministros de cerca de 30 países para preparar a conferência de Montreal. (AFP/ Estadão Online)