Começou na segunda-feira (26) o curso sobre Investigação das Causas de Origens dos Incêndios Florestais. O curso está sendo ministrado no Parque Nacional de Sete Cidades, município de Piracuruca, a 196 KM de Teresina, Piauí. Ele é destinado a técnicos do Ibama, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e ONG´s. Ao todo trinta e três pessoas estão participando entre coordenadores estaduais do PrevFogo.
De acordo com o gerente executivo do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, a proposta é dotar técnicos de diferentes instituições que tenham algum vínculo com a questão das queimadas, em decorrência do grande número de incêndios florestais que ocorrem anualmente em todo território brasileiro.
Ao aplicar o método de investigação, os peritos atuarão com conhecimento técnico na identificação da causa do incêndio inibindo, progressivamente, ações criminosas em decorrência da maior eficácia dos processos judiciais fundamentados em perícia.
“É o primeiro curso dessa natureza que realizamos no Piauí sob a coordenação do PrevFogo local e sua importância é a capacitação de pessoas para combater com eficiência os incêndios que porventura venham ocorrer nas áreas protegidas pelo Ibama. O preparo dessas pessoas dará mais eficiência no desempenho de suas funções no combate aos incêndios, principalmente aqueles de natureza crimonosa ”, diz Mafra. (Cíntia Lucas/ Ibama)