Incêndio próximo a aldeia ameaça índios em Autazes/AM

Um incêndio que começou na madrugada do último domingo (25) está consumindo a floresta e roçados próximos à aldeia indígena Tauari, no Município de Autazes (a 118 quilômetros de Manaus/AM). Apesar de ter chovido nas últimas horas, controlando a queima, ainda há vários pontos de incêndio na região. Conforme imagens do satélite LandSat 2000 e análise do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na quinta-feira (29) havia registro de focos de calor na cidade, assim como em Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Urucurituba e Guajará.

Na quinta-feira, o presidente do escritório regional da Funai – Fundação Nacional do Índio, o tariano Pedro Garcia, e sua equipe se deslocaram de Manaus até o local para fazer, in loco, um levantamento da situação e da extensão dos danos. Segundo Marcos Antônio, servidor do órgão, o verão na localidade está torrencial, muito forte, e nessa época do ano é comum a prática de queimadas para fazer pastos.

Ao redor do aldeamento há fazendas, criações bovinas e bubalinas e moradores não-índios, uma vez que a propriedade ainda aguarda demarcação oficial do Governo Federal. O fogo, desde domingo, estava avançando em todas as direções, deixando a aldeia indígena alerta. As mais de 30 famílias das etnias saterê-maué, mura, apurinã e macuxi tentaram, em vão, debelar as chamas e no meio do desastre encontraram carcaças de animais silvestres. Até quinta-feira, o escritório regional em Manaus, do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, não havia recebido nenhum aviso de Autazes.

Segundo o assessor de comunicação da Coiab – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Leman Garcia, o órgão ambiental teria sido informado do incidente pelos próprios indígenas. Conforme informações da Coiab, também são desconhecidas as causas do incêndio. (Euzivaldo Queiroz/ A Crítica/AM)