A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa nesta terça-feira (4), às 10h30 (horário do Acre), de um sobrevôo à Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, atingida pelo incêndio florestal nas últimas semanas. Na Resex, Marina Silva, junto com uma equipe de especialistas do Ibama, PrevFogo, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, governo do Acre, Universidade Federal do Acre, entre outros, se reúne com a comunidade para discutir demandas e propostas para uma ação conjunta de trabalho de prevenção à queimada.
A idéia é oferecer treinamento para grupos voluntários de queima controlada e de brigadas de combate a incêndio. A equipe vai se reunir com o Comitê de Prevenção e Controle de Queimadas e Combate a Incêndios para definir as ações a serem tomadas. O Comitê reúne instituições governamentais e não-governamentais e mobiliza recursos humanos, financeiros e materiais para a realização de ações integradas.
Segundo o diretor de Fiscalização do Ibama, Flávio Montiel, “o fogo está sob controle. O trabalho agora consiste na operação rescaldo em torno dos 30 mil hectares destruídos dentro e fora da Resex, com uma área total de um milhão de hectares”, informou.
Participaram da operação no Acre, governo federal, Defesa Civil, governo do Acre e dos prefeitos dos municípios atingidos, Ibama, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Casa Civil do governo do Acre, Instituto Meteorológico do Acre, Secretarias de Saúde e Educação, Ministério da Agricultura, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Forças Armadas, etc. (MMA)