O Ibama do Amazonas abriu licitação para compra de material que será usado na construção da base de apoio flutuante no Rio Jaú, no Amazonas. A iniciativa é uma das ações previstas no convênio firmado em agosto entre o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto Corredores Ecológicos, e o Ibama, no valor de R$ 860 mil, para gestão do Parque Nacional do Jaú. Com 160 metros quadrados, a base terá infra-estrutura para atender a equipe técnica que trabalhará na fiscalização do parque.
Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional do Jaú está inserido no Corredor Ecológico Central da Amazônia (Projeto Corredores Ecológicos/MMA) e é uma das unidades do Arpa – Projeto Áreas Protegidas da Amazônia. Criado em 24 de setembro de 1985 pelo Decreto nº 85.200, o Parna situa-se a cerca de 200 quilômetros a noroeste de Manaus.
O parque é uma unidade de conservação de proteção integral. Apesar de ainda não ter o seu Plano de Uso Público implantado, a reserva recebe grande fluxo de visitantes. Em seu interior, são permitidas apenas atividades de educação ambiental, pesquisa científica e turismo ecológico. (Gerusa Barbosa/ MMA)