Um minúsculo peixe descoberto na ilha indonésia de Sumatra é o menor animal vertebrado do mundo, publicou nesta quarta-feira (25) a revista científica britânica “Proceedings of The Royal Society: Biological Sciences”.
O peixe é da espécie “Paedocypris progenetica” e tem um certo parentesco com a carpa, embora seu tamanho seja bem menor, já que só mede 7,9 milímetros.
O peixe é um milímetro menor que o vertebrado considerado até agora o menor da Terra, um gobio (um peixe teleósteo, ou seja, que tem o esqueleto completamente ossificado) encontrado na região do Indo-Pacífico.
O animal foi descoberto por uma equipe internacional de especialistas dirigida pelos professores Tan Heok Hui e Maurice Kottelat, do Museu Raffle de Pesquisa da Biodiversidade de Cingapura. Os cientistas encontraram um macho “paedocypris progenetica” em um lamaçal com alto nível de acidez na ilha de Sumatra.
Apesar de seu tamanho, o peixe possui nadadeiras pélvicas com músculos excepcionalmente grandes, que utiliza para agarrar a fêmea durante o ato sexual, segundo os responsáveis pela descoberta.
“Este é um dos peixes mais raros que vi em toda minha carreira. É mínimo. Vive em ácido e tem essas singulares nadadeiras”, comentou Ralf Britz, zoólogo do Museu de História Natural de Londres, que analisou o esqueleto do animal e a complexa estrutura de suas nadadeiras pélvicas. “Espero que tenhamos tempo para investigá-los antes que seu habitat desapareça completamente”, acrescentou Britz.
Segundo os pesquisadores, os “Paedocypris progenetica” adultos têm corpo transparente, o que lhes dá a aparência de uma larva, e vivem em águas escuras que apresentam um nível de acidez pelo menos cem vezes superior ao da água da chuva. (Efe/ Estadão Online)