“Bicicleta para Todos” é sucesso na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte/MG

O projeto “Bicicleta para Todos” é a maior atração do Parque Ecológico da Pampulha. Pioneiro em Belo Horizonte (MG), oferece à população da capital lazer de qualidade aliado à promoção da saúde. A idéia se baseia no “Plano das Bicicletas Brancas”, que surgiu em Amsterdã em 1968. Bicicletas brancas eram distribuídas pela cidade para que qualquer cidadão as utilizasse para se locomover. Os ciclistas as deixavam em seu local de destino para que uma próxima pessoa pudesse usá-las. A cor branca demonstrava que a bicicleta era coletiva, ou seja, pertencia a todos.

Com a proposta de coletividade, a iniciativa cumpre seu papel social. Ao pegar emprestada uma bicicleta, o visitante torna-se um cidadão responsável por um bem público, pela segurança dos que trafegam no local e, ainda, pratica o respeito pelo coletivo ao devolvê-la no tempo determinado para que outras pessoas possam usufruir. Os usuários recebem tocas higiênicas e capacetes e são orientados quanto ao uso correto do equipamento, uma opção ecologicamente correta, econômica e saudável.

No Parque Ecológico, desde 2004, 20 bicicletas estão disponíveis para que os visitantes utilizem gratuitamente. Após quase dois anos de funcionamento, nunca foi registrado um só furto ou depredação. Segundo Evandro Xavier, presidente da Zoo-Botânica, “isso demonstra que a população abraçou a proposta e se conscientizou da importância de se preservar a natureza a partir da observação do ambiente”.

Com a apresentação de um documento de identidade, qualquer pessoa maior de 18 anos pode pegar uma bicicleta e percorrer o Parque em áreas determinadas. O equipamento é recomendável para crianças a partir de 12 anos. Com esse projeto, a Zoo-Botânica pretende estimular nos visitantes do Parque Ecológico da Pampulha o interesse por questões como educação ambiental, educação patrimonial e educação para o trânsito. (Ascom Fundação Zôo-Botânica/MG)