UE e EUA concordam em reduzir emissões de gases fluoretados

Durante uma exposição chamada MAC – Mobile Air Conditioning, realizado na Áustria, representantes dos Estados Unidos e da União Européia anunciaram as suas intenções em harmonizar os seus padrões para minimizar vazamentos de gases fluoretados, utilizados em sistemas de ar condicionado de automóveis. Os gases fluoretados estão na lista dos gases do efeito estufa, sendo muito mais potentes que o dióxido de carbono.

O acordo foi realizado entre a Comissão Européia, o Departamento de Proteção Ambiental dos EUA e o California Air Resources Board.

“No dia 31 de janeiro a UE decidiu acabar com as emissões de gases do efeito estufa utilizados como refrigerantes em sistemas de ar condicionado (mobile air conditioning systems) até 2017. A nossa intenção de harmonizar os padrões globais para limitar as emissões faz parte de nossos compromissos na luta contra as mudanças climáticas”, disse Günter Verheugen, vice-presidente da Comissão Européia responsável por políticas industriais.

O novo padrão, chamado SAE-J-2763, está sendo desenvolvido atualmente pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (Society of Automotive Engineers) e caberá a todos os novos automóveis vendidos na Europa após 2008, disse a Comissão. (Fernanda B. Muller/ CarbonoBrasil)