Um recife de corais atravessando centenas de hectares e transbordando de peixes foi descoberto ao largo da costa da Tailândia e deverá receber o status de protegido, disse o WWF – World Wide Fund for Nature nesta quarta-feira (22).
Seguindo indicação de pescadores locais, mergulhadores do WWF encontraram, em janeiro, o que eles dizem ser um saudável recife de 270 hectares no Sul da Tailândia, com mais de 30 tipos de corais, e ao menos 112 espécies de peixes.
Entre as espécies de peixes identificadas, disse o WWF, está um tipo de peixe-papagaio encontrado no Sri Lanka e nunca antes visto na Tailândia, e espécies de peixes roncadores descoberto nas Ilhas Similan.
O recife fica ao largo da costa de Khao Lak, destino popular entre os turistas. “Acredito que conversas com pescadores em outras áreas nos levará a descobrir recifes ainda mais importantes, ainda não mapeados ou protegidos pelas autoridades”, disse Songpol Tippayawong, chefe da Unidade de Conservação Costeira e Marinha do WWF na Tailândia.
“Esse recife é facilmente acessível para mergulhadores dos arredores de Khao Lak. Se administrado corretamente pode se tornar um local proeminente de mergulho, e contribuirá também como fonte importante de renda para a comunidade”, ele disse. O WWF disse que está trabalhando com Departamento de Recursos Litorâneos e Marinhos, o Departamento de Parques Nacionais, a comunidade e mergulhadores para garantir que o recife seja bem administrado, o que poderia levar à sua inclusão em um parque nacional marinho.
A descoberta é uma boa notícia para a região dos recifes, que foi prejudicada pela pesca exagerada, desenvolvimento e, mais recentemente, o tsunami de 2004.
Um relatório divulgado pelas Nações Unidas em dezembro divulgou que um terço dos corais do planeta já desapareceram, e espera-se que 60% deles tenha sumido até 2030. As atividades humanas, como pesca ilegal e mudanças climáticas, são as maiores ameaças para o futuro dos recifes de corais. (AP/ Estadão Online)