O médico assessor do governo britânico David King previu nesta terça-feira (28) que a gripe aviária chegará ao Reino Unido e permanecerá neste país por cinco anos ou mais.
“Eu anteciparia que a gripe aviária chegará em algum momento ao Reino Unido. Temos que antecipar também que ficará aqui cinco anos ou mais. Estamos falando da possibilidade de a doença ser endêmica no Reino Unido, como ocorreu na China. É um fator de longo prazo”, assinalou King à cadeia BBC.
Sobre a possível vacinação de aves, o médico disse: “Os chineses adotaram essa posição de vacinação em massa, e caso se estenda aqui, talvez tenhamos que seguir esse caminho”.
King acrescentou que espera que a gripe aviária chegue a território britânico em poucos meses, ao invés de dias ou semanas, levando em conta as rotas das aves migratórias. O profissional especificou que o Reino Unido segue muito de perto o desenvolvimento na China de uma nova vacina contra a variação mais perigosa da gripe aviária, o H5N1. (Efe/Estadão Online)