Um homem foi hospitalizado em Bruxelas (Bélgica) com suspeita de ter sido contagiado com o vírus da gripe aviária, embora a possibilidade pareça “improvável”, informou o porta-voz da AFSCA – Agência para a Segurança da Cadeia Alimentar belga, Pascal Houbaert.
Trata-se de um cidadão belga, residente em Bruxelas, que regressou a seu país no último domingo (5) proveniente da China, onde esteve em “territórios contaminados”. Ele foi internado nesta segunda-feira (6) no hospital São Pedro da capital belga com sintomas de gripe, explicou o porta-voz da AFSCA.
“Será necessário fazer exames adicionais” para dizer se é ou não o vírus da gripe aviária que atingiu a pessoa, “mas por enquanto parece improvável” que o homem esteja infectado com a doença, acrescentou Houbaert.
Albânia – O vírus da cepa H5N1 da gripe aviária foi detectado pela primeira vez na Albânia em uma galinha morta no povoado costeiro de Cuke, perto de Saranda, no extremo sul do país, informou nesta quarta-feira o Ministério de Agricultura.
O ministro de Agricultura, Jemin Gjana, disse em entrevista coletiva em Tirana, que os resultados das análises foram confirmados pelo laboratório de Weybridge, no Reino Unido.
As autoridades estabeleceram uma área de quarentena em um raio de três quilômetros do povoado de Cuke, que será desinfetada por equipes especiais. Paralelamente, 2.000 aves serão sacrificadas em cumprimento das medidas de prevenção.
Em meados de fevereiro, 60 galinhas morreram em duas fazendas privadas nessa área e amostras dos animais foram enviadas ao Reino Unido para análise.
O primeiro-ministro albanês, Sali Berisha, disse nesta quarta-feira que o foco de gripe aviária já era esperado na Albânia depois de ter sido detectado em vários países da região. Ele assegurou que “não há necessidade de pânico”.
Em meados de fevereiro, o governo da Albânia proibiu a importação de carne e produtos de aves das vizinhas Itália e Grécia, e impôs outras medidas de prevenção depois do registro de casos de gripe aviária nesses países. Alguns meses antes, foi proibida a importação desses produtos da Turquia, Romênia, Rússia, Ucrânia e Bulgária.
Suécia – Também nesta quara-feira (8), autoridades suecas confirmaram a aparição de um novo foco de gripe aviária no país com a descoberta do vírus transmissor da doença em um pássaro em Karlskrona, no sul.
Os primeiros casos de gripe aviária na Suécia, registrados em dois patos, foram constatados no último dia 28 na região de Oskarshamn, no sudeste do país.
Um porta-voz do Governo autônomo da região de Blekinge anunciou que foi a Direção Geral de Agricultura da Suécia que alertou para a descoberta do novo caso de gripe aviária no território. (Efe/ Folha Online)