Testículos podem ajudar na pesquisa de células-tronco

Cientistas alemães disseram que o testículo humano pode ser usado como fonte para pesquisas de células-tronco. Esse tipo de célula vem sendo apontado como a grande promessa para tratamentos de várias doenças devido a sua capacidade de se transformar em diferentes tipos de tecidos.

Mas as pesquisas vêm sendo cercadas de polêmica já que, até agora, a forma mais flexível de célula-tronco foi encontrada em embriões humanos.

De acordo com o estudo publicado na revista científica Nature, as células de testículos podem oferecer uma alternativa.

Ratos

Um grupo de pesquisadores da Universidade Georg August, em Gottingen, isolou células produtoras de esperma de ratos adultos.

As células foram colocadas sob certas condições e algumas formaram colônias semelhantes às células-tronco de embriões.

Os cientistas acreditam que o mesmo tipo de célula pode ser extraído de seres humanos.

“A possibilidade de usar as células dos testículos como uma alternativa às células-tronco de embriões é intrigante”, disse Chris Higgins, diretor do Centro de Ciências Clínicas do Conselho britânico de Pesquisa Médica.

“Mas muito mais pesquisas são necessárias antes que possamos entender as semelhanças e diferenças entre essas células dos testículos e as células-tronco de embriões, e antes que possamos analisar propriamente seu uso terapêutico.”

O professor Harry Moore, do Centro para Biologia de Células-Tronco da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, disse que existem várias e importantes diferenças entre as células de testículos de ratos e humanos.

As células de ratos e de humanos se reproduzem em velocidades e usando químicas diferentes.

“Mesmo assim, o estudo oferece um caminho intrigante para futuros tratamentos com células-tronco que pode substituir o uso de embriões e a clonagem”, disse.
(Fonte: BBC Brasil / Folha On Line)