Ordem das experiências brasileiras no espaço ainda não está definida

As oito experiências científicas que o astronauta Marcos César Pontes vai realizar no espaço serão feitas por etapas, mas ainda não se sabe exatamente em que seqüência cada uma delas será feita.

“A ordem geral já está bem definida”, disse nessa quarta-feira (29) em Baikonur, no Cazaquistão a especialista Marta Carvalho Humann, gerente do programa de micro-gravidade da Agência Espacial Brasileira. “Mas ainda faltam detalhes, que terão de ser acertados nos próximos dias”, diz Humann.

Já se sabe, segundo ela, que algumas experiências terão que ser realizadas gradualmente, por etapas. É o caso dos mini-tubos de calor, uma idéia da equipe de Márcia Mantelli, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O objetivo desses mini-tubos é verificar se é possível construir uma espécie de ar condicionado super portátil para resfriar os aparelhos a bordo de satélites. No espaço, durante a estadia de Pontes, os mini-tubos serão aquecidos a cada dia em uma temperatura diferente, para ver como funcionam. Mas como esse aquecimento é demorado, não é possível realizar a experiência toda em um ou dois dias. Por isso, diz Humann, a posição final sobre o dia de realização de cada experiência só será anunciada no dia 31. (Flávio Dieguez/ Radiobrás)