Plano contra gripe aviária está pronto, diz secretário de Defesa Agropecuária

O governo já tem pronto o Plano de Contingência, Prevenção e Controle para a Influenza Aviária, elaborado por um grupo de técnicos dos ministérios da Saúde, da Agricultura e do Meio Ambiente, em parceria com a iniciativa privada. A informação foi dada nesta segunda-feira (3) em Fortaleza (CE) pelo secretario de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel.

De acordo com o secretário, já existe um processo normal de monitoramento das aves migratórias, junto com o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e universidades. Ele explicou que o Brasil tem 42 lugares onde essas aves se instalam durante a migração. Em todos eles, disse, foram feitos exames para detectar a presença do vírus da chamada gripe do frango, doença oficialmente chamada de influenza aviária.

“Foi feita a sorologia em 105 cabeças de aves e não identificamos anticorpo ou mesmo uma estrutura viral que pudesse indicar a tendência desse vírus no Brasil, felizmente”, disse o secretário.

Segundo ele, o Ministério da Agricultura tem reforçado a fiscalização de portos, fronteiras internacionais, aeroportos, considerados portas de entrada para determinado vírus. “Adquirimos agora cinco detectores de matéria orgânica, e estamos atuando também com a Receita Federal para escanear as bagagens que entram no país, na tentativa de identificar algum produto in natura ou resíduos em condições de trazer o vírus”, explicou.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, o Plano de Contingência, Prevenção e Combate à Influenza Aviária deve ser anunciado ainda está semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participou nesta segunda-feira da abertura da 38ª Reunião do Comitê do Codex sobre Resíduos de Pesticidas das Nações Unidas. (Olga Bardawil/ Agência Brasil)