O vulcão Lascar, localizado na região norte do Chile, em Antofagasta, entrou nesta terça-feira (18) em erupção com uma coluna de fumaça, cinza e gases que se elevam a três mil metros acima da cratera, informaram as autoridades locais.
A erupção começou às 11h20 (12h20 em Brasília) e a coluna pode ser observada a centenas de quilômetros de distância, afirmaram as fontes.
O Lascar, de 4.600 metros de altura, está situado a 1.600 quilômetros de Santiago, perto da fronteira com a Argentina, e na região predomina, nesta terça-feira, um vento sudoeste que arrasta a fumaça e outros materiais para o país vizinho.
Por enquanto, segundo as fontes, não foi registrada atividade sísmica perceptível na área e não foi necessária a evacuação das localidades próximas, principalmente a de Talabre, no pé do vulcão, cuja cratera tem 750 metros de diâmetro e 300 de profundidade.
O Lascar é considerado um dos vulcões mais ativos do Chile e, segundo estudos realizados desde 1848, entre em erupção a cada 5,8 anos.
Entre suas erupções se destaca a ocorrida em abril de 1993, em que o vulcão lançou densas colunas de fumaça que contaminaram os cursos de água da região e que o vento levou até o litoral do Atlântico, após atravessar todo o continente. (Efe/ Estadão Online)