Recuperação da Mata Ciliar do Rio das Velhas (MG)

Semana passada foi concluída a implantação de um projeto de recuperação da mata ciliar à margem esquerda do Rio das Velhas, em trecho próximo a ponte sobre o mesmo, no Km 10 da rodovia BR-381/MG (Belo Horizonte – Vitória) no Município de Belo Horizonte – MG.

O projeto foi desenvolvido e implantado por iniciativa do Eng. Henrique de Souza Lima, em terreno de propriedade de sua irmã, Selva de Souza Lima, numa extensão de 250 m e largura de 50 m, correspondente à faixa de proteção ambiental determinada por lei.

O projeto foi desenvolvido ao amparo um Contrato de Cessão de Espaço Físico assinado entre a proprietária, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP/Projeto Manuelzão, coordenado pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Botânica do ICB-Instituto de Ciências Biológicas, na pessoa da Coordenadora, professora Maria Rita Scotti Muzzi.

O terreno depois de cercado e protegido contra a ação de predadores (especialmente capivaras), foi devidamente corrigido e adubado.

Na seqüência, foram plantadas cerca de 500 mudas de espécies selecionadas e fornecidas pela UFMG, visando a formação de uma floresta que melhor se aproximasse da mata ciliar originalmente existente.

Trata-se de iniciativa pioneira, por ser o primeiro projeto técnica e cientificamente executado em propriedade particular, no território nacional.

Por sua localização com fácil acesso e ampla visibilidade, o projeto deverá caracterizar-se como modelo para quaisquer outras iniciativas semelhantes.

Maiores detalhes e esclarecimentos poderão ser obtidos através dos e-Mail hlsl@terra.com.br. ou manuelzão@manuelzao.ufmg.br .
(Fonte: Assessoria de Imprensa)