Seca no Centro-Sul não impede aumento de 6,6% na produção agrícola do país

A estiagem que atingiu a produção de grãos do Centro-Sul do país no começo do ano não deverá impedir que a safra nacional na temporada 2005/2006 apresente um aumento superior a 6% em relação à safra anterior, atingindo uma marca de mais de 120 milhões de toneladas.

A última projeção divulgada pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento mostra que a produção agrícola brasileira deverá atingir 121,5 milhões de toneladas, quase oito milhões de toneladas a mais do que na safra passada (diferença de 6,6%).

Os maiores aumentos foram registrados nas lavouras de milho, com a produção passando de 35 milhões para 40,7 milhões de toneladas nas duas safras (variação de 16,3%). Já a soja apresentou um aumento de 8,3%, passando de 51,4 milhões para 55,7 milhões de toneladas.

A produtividade das principais culturas também apresentou um significativo aumento, o que compensou a redução na área plantada, que passou de 49,1 milhões de hectares na safra anterior para 47 milhões de hectares nesta temporada (queda de 4,3%).

As reduções de área mais significativas ocorreram nas culturas de verão, principalmente n caso do algodão (-27,9%), do arroz (-19,8%) e da soja (-4,8%), enquanto que as culturas de inverno tiveram uma menor variação, chegando a 4,3% no trigo e a 3% no milho safrinha. (UOL)