Ministra lança Aliança para Extinção Zero no país

Foi lançada nesta segunda-feira (22), como parte das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, a Aliança Brasileira para Extinção Zero. O objetivo é reunir governo e entidades da sociedade civil para discutir meios de conter a extinção de espécies da fauna, flora e de microorganismos do país. Aproximadamente 40 instituições de pesquisa e organizações-não-governamentais já manifestaram interesse em participar da iniciativa.

Uma portaria foi assinada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criando o Fórum Brasileiro pela Extinção Zero, espaço que permitirá às instituições de pesquisa, universidades e organizações-não-governamentais discutirem e proporem ações relacionadas à Aliança. O objetivo é desencadear medidas mais organizadas para enfrentar o problema. A ministra também assinou um protocolo de intenções para a implementação da Aliança Brasileira para a Extinção Zero.

O protocolo prevê a filiação do Brasil na AZE – Alliance for Zero Extinction. A idéia é inserir o país no trabalho de organizações internacionais que tentam impedir extinções por meio da identificação e proteção de locais considerados como últimos refúgios de uma ou mais epécies. A última lista oficial, divulgada em 2003, aponta que 69 espécies de mamíferos estão ameaçadas de extinção no Brasil, número que revela um aumento de 138% nos últimos 30 anos. (Marluza Mattos/ MMA)