Os países da OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica aprovaram, em Lima, capital do Peru, a Carta Amazônica, para proteger o meio ambiente na região. Autoridades e diplomatas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela assinaram o documento durante a 3ª Reunião Extraordinária do CCA – Conselho de Cooperação Amazônica da OTCA.
O documento ratifica e amplia os princípios e objetivos do Tratado de Cooperação Amazônica, que completa 25 anos de vigência, “em função da agenda ambiental atual”, segundo comunicado emitido pela chancelaria peruana. O ministro peruano das Relações Exteriores, Oscar Maúrtua, disse que a Carta Amazônica oferece “uma clara mensagem à comunidade internacional” sobre a “proteção, conservação e promoção do meio ambiente amazônico e seu desenvolvimento sustentável, bem como de nossa identidade comum”.
O texto da Carta será submetido à aprovação dos chanceleres e chefes de Estado dos países-membros da OTCA, na 3ª Cúpula Amazônica, marcada par setembro no Brasil. (Efe/ Estadão Online)