O Ministério do Meio Ambiente promove, nesta sexta-feira (30), às 18h, no Salão Central do Centro de Excelência em Turismo, na UnB – Universidade de Brasília (DF), o Encontro Público do Distrito Federal para apresentação do PNRH – Plano Nacional de Recursos Hídricos. O evento encerrará as atividades do II ENAPA – Encontro Nacional para Avaliação de Políticas de Meio Ambiente. O Encontro Público tem apoio do governo do Distrito Federal, da ANA – Agência Nacional de Águas, do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, da UnB e da Petrobras.
Os encontros públicos, organizados pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente por meio das Comissões Executivas Regionais e demais parceiros, tiveram início no estado da Bahia, no dia 23 de maio. Aprovado em 30 de janeiro deste ano, no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, e lançado no dia 3 de março pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Plano de Águas do Brasil terá espaço temporal de 15 anos (até 2020) e alguns dos seus tópicos revisados a cada quatro anos, de acordo com os planos plurianuais.
O Brasil é o primeiro país do sul do continente a concluir seu planejamento estratégico de gestão de águas dentro do prazo estabelecido pela ONU – Organização das Nações Unidas na agenda da Cúpula de Joanesburgo (Rio + 10) e das Metas do Milênio, que indicaram aos países integrantes da ONU que elaborassem seus planos de gerenciamento integrado dos recursos hídricos até 2005.
O Plano Nacional de Recursos Hídricos foi construído durante quase três anos com a participação de mais de 7 mil pessoas, entre representantes de governos estaduais, organizações não governamentais, movimentos sociais, usuários, populações tradicionais e indígenas, entre outros, em todos os estados da Federação, e com discussão e levantamento nas 12 regiões hidrográficas do País. (MMA)