Apesar da estiagem que atingiu o estado nos últimos três meses, o Paraná ainda lidera a produção de grãos no país, com 23,81 milhões de toneladas. De acordo com levantamento de safra divulgado pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, nos últimos três anos, o clima foi desfavorável à agricultura, mas a qualidade das culturas garante ao Paraná a posição de maior produtor nacional de trigo, milho e feijão.
A produção de trigo, que para este ano está estimada em 1,79 milhão de toneladas, foi de 2,79 milhões de toneladas em 2005. Com aproximadamente 35 mil produtores, o Paraná produziu, no ano passado, 59% da safra nacional e, junto com o Rio Grande do Sul, respondeu por 90% de todo o trigo colhido no país.
Segundo o engenheiro agrônomo Otmar Hubner, da Secretaria da Agricultura, responsável pelo acompanhamento da cultura, a produtividade média do trigo paranaense, na última safra, foi de 2,1 mil quilos por hectare, contra 1,8 mil quilos por hectare do trigo gaúcho. Hubner lembrou que, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre os 10 maiores municípios produtores de trigo da Região Sul , nove foram do Paraná.
O agronômo disse que o Paraná consome 1 milhão de toneladas de todo o trigo que produz e vende o restante para outros estados. “O Rio Grande do Sul planta basicamente trigo soft, usado mais na fabricação de massas e biscoitos, enquanto o Paraná investe mais na produção do trigo pão”, explicou.
Nesta safra, o Paraná está plantando 897,8 mil hectares de trigo. Quanto ao milho, somando as duas safras – a normal e o milho safrinha – o Paraná deve colher neste ano 10,85 milhões de toneladas. De acordo com o Departamento de Economia Rural, considerando as três safras de feijão do estado, neste ano, o Paraná deve colher 754 mil toneladas do produto, total 36% superior ao colhido em 2005, que foi de 555 mil toneladas. (Lúcia Nórcio/ Agência Brasil)