O número de casos de dengue registrados no primeiro semestre deste ano subiu em relação ao mesmo período de 2005 em cerca de 60% das cidades de Pernambuco, de acordo com o Ministério da Saúde. Desde o começo deste ano, o Estado teve mais de 3.000 casos da doença.
O aumento no número de casos levou a Secretaria de Estado da Saúde a realizar um curso de atualização dos profissionais de saúde do Estado.
O objetivo é acelerar o diagnóstico da dengue e, conseqüentemente, obter maior sucesso no tratamento dos pacientes, evitando a evolução para a forma mais grave da doença, a hemorrágica.
Segundo o gerente de Epidemiologia da secretaria, Romildo Assunção, é comum que os profissionais confundam os sintomas da dengue com os de doenças como leptospirose, gripe, rubéola e sarampo.
Dengue – A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas, que surgem 3 a 15 dias após a picada, são febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea, vômito e manchas na pele. Podem ocorrer sangramento gengival, nasal e gastrointestinal.
Para combater os criadouros do mosquito transmissor, a população deve evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas e vasos, além de manter as caixas d’água fechadas e limpas. (Folha Online)