O Ministério da Saúde vai promover, nos meses de outubro e novembro, uma campanha nacional para alertar a população sobre a importância de tomar cuidados básicos no sentido de reduzir focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A informação foi dada na capital pernambucana, pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Segundo ele, a idéia é fazer com que as prefeituras adotem medidas para detectar os bairros com focos do mosquito e, a partir daí, passem a trabalhar rapidamente com ações de limpeza urbana e mobilização das comunidades, de modo a impedir a proliferação.
“A dengue é uma doença que se dissemina com muita velocidade. Se começamos a agir somente quando as cidades já estiverem tomadas pelo mosquito Aedes aegypti, teremos que correr atrás do prejuízo. Queremos evitar que se repitam epidemias como a que foi registrada no país em 2002, com aproximadamente 800 mil casos”.
Segundo Barbosa, embora tenham sido registrados 186 mil casos de dengue no Brasil do início do ano até agora, 6% a mais em comparação com o mesmo período de 2005, a incidência da doença na forma hemorrágica caiu 60%, passando de 400 casos em 2005 para 170 este ano. Em Recife, dos 2.723 casos notificados neste ano, só 15 foram do tipo hemorrágico. (Marcia Wonghon/ Agência Brasil)