A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa, nesta terça-feira (5), às 15h, do lançamento do Proflor – Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Processo de Asfaltamento da BR-163. A apresentação do projeto, aberta à imprensa, será no Salão Prata do Hotel Bonaparte, em Brasília. O projeto, do Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), tem por objetivo estimular a discussão da sociedade brasileira sobre a pavimentação da BR-163, rodovia que corta a Amazônia ligando Cuiabá (MT) a Santarém (PA).
Além da ministra, o evento contará com a presença do coordenador de Operações Setoriais no Brasil do Banco Mundial, Mark R. Lundell e de representantes do Condessa – Consórcio pelo Desenvolvimento Socioambiental da BR-163. O Bird financia o projeto por meio do Fundo Fiduciário de Florestas Tropicais do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.
O governo federal lançou o Plano BR-163 Sustentável em 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente. Parte de um pacote de políticas ambientais divulgado na data, o plano visa reduzir os impactos ambientais e sociais provocados pelo asfaltamento da rodovia federal. A BR-163 está em um dos pontos com maior diversidade cultural e biológica da Amazônia. Aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem na área de influência da estrada, que tem 1.765 quilômetros de extensão, dos quais aproximadamente 800 quilômetros já foram pavimentados. A conclusão das obras de asfaltamento deverá custar em torno de R$ 1,1 bilhão. (Daniela Mendes/ MMA)