Um novo teste rápido e barato para detectar a tuberculose poderá ser lançado no mercado graças à pesquisa de uma equipe de cientistas britânicos. Os pesquisadores conseguiram identificar proteínas específicas do sangue de pacientes com tuberculose, segundo a edição on-line da revista “The Lancet”.
A associação de quatro proteínas identificadas no sangue de pacientes permite um diagnóstico de tuberculose 78% confiável, segundo Sanjeev Krishna, do Hospital Médico St. George, de Londres, e sua equipe.
Estes resultados podem permitir a criação de um kit, utilizando anticorpos para detectar estas proteínas e diagnosticar a doença. Os médicos afirmaram que exames precoces, precisos, rápidos e baratos são fundamentais para reduzir a mortalidade do mal.
A tuberculose mata cerca de dois milhões de pessoas por ano no mundo, e são detectados cerca de 9 milhões de casos a cada ano. Os dados são da OMS – Organização Mundial da Saúde, que espera dispor até 2010 de exames que permitam detectar a tuberculose rapidamente e de forma eficaz nos centros de saúde.
Atualmente, o diagnóstico padrão consiste na cultura do bacilo da tuberculose, que pode levar de duas a seis semanas. Em regiões de forte prevalência, o exame da expectoração em microscópio é, com freqüência, o único disponível a um preço acessível, mas só permite detectar de 50% a 70% dos casos. (Folha Online)