O Parque Nacional da Chapada Diamantina, sob jurisdição da Superintendência do Ibama em Minas Gerais, autuou no último sábado (16), na região de serra conhecida como Gerais do Machobongo, município de Mucugê, na Bahia – no interior do parque – Nelci Ferreira Ribeiro, primeiro incendiário da região a ser autuado pelo Ibama e preso pela polícia local em flagrante. O infrator foi multado em R$ 120 mil pelo crime ambiental e foi transferido para a Delegacia de Mucugê, município onde ocorreram os incêndios e onde permanece preso.
Os incêndios ocorreram nos dias 13, 14, e 15 de setembro e foram combatidos e extintos por brigadistas contratados do parque, além de voluntários da região de Ibicoara. O incendiário assumiu a autoria de três focos distintos de incêndio no interior da unidade, que juntos somaram 80 hectares queimados.
Na tarde do dia 16, Ribeiro foi visto pela equipe de monitoramento do parque na região onde ocorreram os incêndios, prestes a iniciar um novo foco. No dia anterior ele já havia sido visto pela equipe do Ibama, sem ser alcançado. Ao ser abordado por analistas do parque, o infrator foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Ibicoara, onde assumiu a autoria dos crimes.
Ribeiro, que foi preso em flagrante pela autoridade policial, alegou ter provocado os incêndios visando estimular o rebrotamento da espécie sempre-vivas e coletá-las no ano seguinte. As sempre-vivas são plantas nativas típicas da região, de considerável valor comercial nos mercados das principais capitais brasileiras, cuja extração no interior de Parna da Chapada Diamantina é proibida.
O sistema de prevenção e combate a incêndios florestais do parque este ano inclui o monitoramento das áreas por brigadistas contratados, que contam com binóculos e rádios para comunicação. Esses recursos têm diminuído o tempo de resposta aos primeiros ataques que levam a eventuais incêndios. O planejamento do parque conta com apoio logístico do Prevfogo/Ibama – Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A Chapada Diamantina é responsável pelas nascentes do rio Paraguaçu, que abastece 60% da região metropolitana de Salvador. (Pablo Casella/Ibama)