A estação russa Novola Sarevskaia na Antártida, onde nos últimos meses uma igreja ortodoxa foi construída, em breve terá também um “banya”, típica sauna russa, informou a edição desta sexta-feira (13) do jornal “Vremia Novostei”.
Assim como a igreja, a sauna será toda de madeira. Mas os engenheiros devem usar sistemas especiais para evitar que qualquer bactéria ou fungo (característicos de climas relativamente mais quentes) contamine o puríssimo ambiente antártico.
Foram os próprios moradores de Novola Sarevskaia que insistiram na construção da sauna na base mais povoada da região. Eles não querem renunciar a uma das tradições mais queridas pelos russos.
O edifício, garantem os projetistas, respeitará plenamente o protocolo ambiental de 1961, terá muito mais espaço – 28,5 metros de área – e construído de modo que não acumule condensação, já que nas temperaturas polares a passagem de gelo para quente-úmido apodreceria a madeira em pouco tempo.
A construção deverá resistir aos fortes ventos da região. Em Novola Sarevskaia já foi construída nos últimos meses uma pequena igreja ortodoxa de formas tradicionais, realizada em madeira de cedro dos montes Altai (Ásia Central) com as mesmas precauções com a futura sauna. O edifício surgiu a pedido dos habitantes da base e fica próximo ao cemitério onde estão sepultados 64 exploradores russos. (Ansa/ Folha Online)